Lente de contato dental. Um sorriso bonito também é essencial.
O cuidado com o visual não deve se restringir apenas a um corpo em forma ou a cabelos saudáveis e uma pele perfeita.
Vamos ao dentista não apenas para cuidar da saúde bucal, mas também em busca de tratamentos estéticos para deixar dentes mais claros e alinhados.
A utilização de facetas e lentes de contato dentárias são uma boa opção para quem procura uma solução rápida e prática. Essas finas lâminas de porcelana e cerâmica, coladas sobre o dentes, tem a função de corrigir imperfeições estruturais ou de forma.
Lentes de contato para dentes e facetas não são a mesma coisa, mas ambas são feitas de porcelana ou cerâmica. A principal diferença entre uma e outra é o tipo da porcelana e a espessura.
Lentes de contato são extremamente finas, com média de espessura entre 0,2 a 0,4 milímetros e são indicadas para o aprimoramento estético de dentes que apresentem uma boa coloração, mas que tenham algum defeito estrutural ou de forma, como, por exemplo, espaços entre eles, que necessitam ganhar uma nova morfologia.
Por serem muito finas, não necessitam que seja desgastado o esmalte do dente ou, se for necessário, este desgaste é quase imperceptível. Porque são muito translúcidas, transmitem a cor do dente natural, gerando um resultado bastante estético.
As facetas requerem um desgaste maior da estrutura dentária, da ordem de 0,5 a 1,2 mm, e podem ser usadas para mudança da forma e da cor dos dentes. Por serem mais espessas, podem conter em si variados tons de cor e translucidez que, por sua vez, modificam de maneira mais drástica o sorriso do paciente.
As facetas são muito utilizadas para casos como dentes manchados por medicamentos, dentes excessivamente restaurados com restaurações defeituosas, dentes apinhados ou com espaços entre eles, dentes com defeitos genéticos na formação do esmalte, entre outros.
Com aplicação de facetas os dentes também ganham na característica funcional, restabelecendo a função, devolvendo uma mastigação mais fisiológica.
Tanto as facetas quanto as lentes de contato não precisam ser usadas em todos os dentes. Elas podem ser feitas em tantos dentes quantos necessários para que o resultado estético ou funcional seja obtido.
O procedimento geralmente é indolor e não necessita de anestesia pois o desgaste dos dentes é mínimo.