Cuidados dentários durante a gravidez. Gestante pode ir ao Dentista?
Existe uma grande dúvida sobre tratamento odontológico durante a gravidez, e dizem as más línguas que quando se está esperando um bebê não se deve realizar qualquer procedimento no dentista.
Isso não é verdade...
Muito pelo contrário, esse é um ótimo momento pra você procurar seu dentista e manter a saúde bucal em dia. O aumento da vascularização e da permeabilidade da gengiva durante a gravidez, deixam a gengiva mais vulnerável ao ataque bacteriano e facilitam a ocorrência de sangramento. Se a futura mamãe descuidar da higienização durante esse período, aumenta probabilidade de se instalar um problema gengival ou periodontal.
Isso torna muito importante as visitas periódicas ao seu dentista.
Algumas perguntas frequentes:
• Grávida pode tomar anestesia?
Claro que pode! Se houver dor e urgência no atendimento, não há nada que justifique não usar anestesia. A anestesia odontológica é local e muito segura. Se ela não faz mal pra mamãe, também não fará ao bebê.
Para isso, existem opções de anestésicos de uso específico para gestantes.
• Pode extrair dente ou fazer tratamento de canal?
A gravidez não contra-indica esses procedimentos, porém prefere-se não submeter a gestante a um tratamento que possa ser adiado.
Mas existem procedimentos que não podem ser adiados, como por exemplo:
- A quebra de um dente da frente. Seria uma judiação se essa futura mamãe não pudesse sorrir nesse momento tão especial de sua vida.
- Dor ou infecção. Passar por periodos de dor ou manter uma infecção no organismo da mamãe faria muito mais mal do que qualquer tratamento.
• Em que época da gravidez deve se procurar o dentista?
A melhor época para mamãe se submeter a tratamentos odontológicos é o segundo trimestre de gestação, ou seja: 4º, 5º e 6º mes.
Mas se a mamãe se encontrar em uma das situações citadas antes, a época é JÁ! Melhor que ficar em casa sofrendo com dores seria procurar o dentista, que saberá qual procedimento será correto para cada situação.